Dúvidas frequentes sobre casa de repouso para idosos.

Quando o assunto é levar um familiar idoso para uma casa de repouso, as dúvidas e perguntas aparecem imediatamente. As dificuldades para tomar a decisão são muitas, desde aspectos emocionais aos cuidados que a casa de repouso oferecerá para o idoso. Os medos e as dúvidas existem, mas a necessidade em cuidar do idoso que necessita de um suporte especial é ainda maior. E nessa hora que os questionamentos começam e surgem os pensamentos se é a decisão certa ou não para melhorar a qualidade de vida do idoso e da família. Por isso, pensando na situação da família que tem que tomar essa decisão, que neste artigo vamos tratar as dúvidas mais frequentes que o familiar do idoso têm sobre levar seu parente para uma casa de repouso ou não.

As 10 principais dúvidas dos familiares do idoso:

 

(1) A decisão em levar o idoso para uma casa de repouso deve ser do próprio idoso que tenha condições em opinar ou deve ser resolvido em conjunto?

 

Primeiramente, se o idoso estiver em condições de expor sua opinião, essa decisão deve ser tomada em conjunto, pois oferecerá ao idoso a possibilidade de escolher o que achar melhor para si mesmo. Mas, se o idoso não possuir condições clínicas e mentais para resolver, cabe a família tomar as decisões.

 

(2) Em quais níveis de dependência podemos levar o idoso para a casa de repouso?

 

Quando o idoso está impedido de desempenhar suas funções de forma independente e precisa sempre ter alguém por perto oferecendo cuidados especiais ou mesmo ter um profissional específico para ajudar nos cuidados ao idoso.

 

(3) Um idoso com grave dependência terá melhores cuidados em uma casa de repouso ou em casa ao lado dos familiares?

 

Sem dúvida nenhuma estará muito bem cuidado em uma casa de repouso. O idoso terá à sua disposição atendimento médico geriátrico, uma equipe médica disponível e cuidados especializados durante 24 horas. E em casa, isso não será possível, pois os familiares não dispõe desse tipo de suporte.

 

(4) O idoso dependente de cuidados especiais, gerará muito mais gastos na casa de repouso?

 

Bom, nós acreditamos que os custos serão bem maiores com o idoso em casa, pois terão que investir em equipamentos, serviços especializados, os cuidados são integrais, adaptação total do ambiente geral da casa, tendo que fazer uma reforma conforme as necessidades e em todos os cômodos que o idoso terá acesso. E na casa de repouso, a maioria desses serviços são inclusos na mensalidade.

 

(5) O idoso se sentirá mais protegido e seguro em uma casa de repouso do que em casa? Por quê?

 

A casa de repouso oferecerá todo o cuidado específico para o idoso, por isso é o lugar ideal para ele se sentir seguro. Oferece um ambiente profissional, humanizado, com profissionais treinados para proporcionar todo conforto, bem-estar, ambiente familiar e acolhedor.

 

(6) E é difícil para o idoso se adaptar em uma casa de repouso? É importante que a família esteja sempre presente para melhor adaptação?

 

A adaptação varia de idoso para idoso. No início é comum um estranhamento geral do ambiente, mas a presença constante dos familiares, nem sempre, é suficiente para ter uma boa adaptação. Todo um planejamento interdisciplinar será feito para os cuidados iniciais adequados ao idoso.

 

(7) Qual seria a atitude da família para melhor contribuir na adaptação inicial do idoso na casa de repouso?

 

É de extrema importância a família sempre estar presente quando se fizer necessário, porém sem interferir no plano terapêutico e clínico que foi traçado para o idoso.

 

(8) Quais as recomendações para a família escolher uma casa de repouso confiável?

 

Obter toda e qualquer informação sobre o local, se é regularizada junto aos órgãos competentes, procurar referências das equipes médicas responsáveis pelo atendimento na casa de repouso, observar toda a infraestrutura que será oferecida e a capacidade de atendimento às necessidades do idoso.

 

(9) Quais as principais perguntas que o familiar deve fazer a casa de repouso?

 

  • Como é feita a avaliação clínica?
  • Quais as atividades recreativas oferecidas ao idoso?
  • Qual a rotina oferecida ao idoso?
  • Quais e quantos profissionais compõem a equipe médica?
  • Qual o suporte emergencial oferecido pela casa de repouso?
  • Quais especialidades o quadro técnico possui?
  • É oferecido algum convênio com tipos de serviços como remoção médica, outros profissionais da saúde, cuidados especializados, etc.?

 

(10) Quais detalhes devem ser observados durante a visitação as instalações da casa de repouso?

 

Observe a limpeza e cuidados com os dormitórios onde os idosos residem, veja se o ambiente é coletivo, se possuem instalações que seguem normas de acessibilidade, os cuidados pessoas dos residentes, se aparentemente estão bem cuidados, todos os procedimentos médicos e terapêuticos praticados.

 

Essas são apenas algumas das questões apresentadas pelos familiares que decidem levar o idoso para uma casa de repouso. São dúvidas recorrentes, mas que não responde a tudo. Uma casa de repouso é sim o melhor lugar para um idoso que necessita de cuidados especiais, pois obterá toda atenção e carinho dentro do local. Mas, procure respostas para todas as suas dúvidas antes de levá-lo, assim os familiares ficarão mais tranquilos em saber que a casa de repouso escolhida está suprindo todas as necessidades do idoso e lhe proporcionando uma melhor qualidade de vida.