Como escolher a melhor casa de repouso

Todos nós passamos por um processo natural de vida, do nascimento até a velhice. E durante esse processo devemos tomar algumas decisões em melhorar nossos hábitos, não abusar de nada que seja  prejudicial a saúde. Nós podemos decidir se chegaremos com saúde ou não na terceira idade. Essas atitudes perante a nossa saúde são decisivos e podem gerar algumas limitações geradas pelo organismo que poderão impedir a realização de algumas tarefas impossibilitando o idoso a morar sozinho.

 

Se o idoso passa por uma situação em que não permite mais ser independente, sem condições suficientes para desempenhar suas tarefas, precisa sempre depender de alguém para realizar algo ou mesmo a família não tem preparação ou disponibilidade para dar todo o suporte que o idoso necessita nessa fase, o caminho vai ser, por necessidade, a busca por uma moradia em uma casa de repouso. Atualmente a procura é grande em relação a moradia do idoso ser em uma casa de repouso, pois lá ele terá o atendimento e cuidados especiais atendendo todas as suas necessidades físicas e mentais.

 

Como é o funcionamento de uma casa de repouso?

 

No ambiente de uma casa de repouso, o idoso encontrará todo o auxílio que necessitar. Possuem diferentes profissionais para atender as necessidades de cada um que lá vive, como direito aos cuidados médicos e psicológicos. Tudo é devidamente pensado na hora de abrigar o idoso. Uma casa de repouso têm um ambiente limpo, sempre higienizado, com acessibilidade aos idosos especiais, que se movimentam com andadores ou cadeiras de rodas. Cada idoso tem o seu atendimento privado e exclusivo, mantendo sempre a sua saúde em dia.

 

Se está pensando em viver em uma casa de repouso, será muito mais que bem cuidado. O pagamento dos serviços prestados será através de mensalidades, onde o valor pode variar dependendo do tipo de serviço e tratamento especial que será prestado para o idoso, como no caso de idosos que precisam de atendimento em uma unidade intensiva médica. Mas, mesmo assim, os custos com o idoso vivendo em uma casa de repouso, sairá menor do que se ele estivesse em casa. Pois o idoso necessita de cuidados especiais, muitas vezes em período integral, com necessidade de equipamentos e serviços especializados e adaptação do ambiente.

 

Detalhes para escolher a melhor casa de repouso

 

Para se ter todo esse atendimento e cuidados especiais da melhor forma possível, terá que saber escolher a melhor casa de repouso, tendo que atentar em detalhes importantes na hora da escolha. Preste muita atenção quando for procurar um recanto perfeito, fique atento a esses detalhes:

 

  • Qual a infraestrutura da casa de repouso?
  • Quantos profissionais atendem na casa?
  • São profissionais qualificados?
  • A equipe médica possui referências?
  • A instituição oferece quais atividades recreativas?
  • Qual a rotina que o idoso possui dentro da casa de repouso?
  • Como é elaborada a alimentação do idoso?
  • Há presença diária de médicos?
  • A alimentação é balanceada conforme as necessidades do idoso?
  • Possui Alvará de funcionamento, da Vigilância Sanitária (Anvisa)?
  • Qual a frequência da avaliação clínica e como é feita?
  • A casa de repouso possui convênios, no caso de remoção médica?
  • Têm total acessibilidade e segurança aos idosos especiais?

 

Enfim, há uma lista bem grande para verificar antes de começar a viver em uma casa de repouso. São detalhes que terão que ser vistoriados antes de se ter certeza que é a melhor casa de repouso para se viver. Não pesquise somente pela internet, tenha mais opções, como falar com um médico de confiança ou amigos e pedir indicações da melhor casa de repouso para um idoso viver seguro e feliz.