Casa de Repouso: Principais características de um lar para o idoso

Atualmente, com as mudanças sociais, a maioria das famílias não querem mais contratar uma pessoa para cuidar do idoso dentro da própria casa, por ocasionar diversos incômodos ou por precisar de cuidados, que em casa não possuem suporte para atender a essas necessidades. Muitas vezes, o valor a ser pago a um cuidador de idoso que possui cuidados especiais, sai muito caro, ficando cada vez mais distante da realidade. É ai que a casa de repouso entra na vida da família do idoso. Mas antes de escolher uma casa de repouso, veja todos os detalhes e suas características, o que a casa oferece ao idoso, os cuidados médicos especiais, enfim, tudo que o idoso precisa para se sentir seguro e protegido.

Uma casa de repouso é o projeto de vida para a maioria que chega na terceira idade, onde construirão novos pensamentos, novas ideias, novas amizades e as pessoas que lá vivem, serão a base de sua nova família. Por isso uma casa de repouso tem que ser aconchegante, ofereça conforto, organização, cuidados e proteção ao idoso. Uma casa de repouso tem que oferecer principalmente confiança e credibilidade a família do idoso e fazer com que ele pense que está em um clube de lazer.

Principais características de um lar para o idoso

Características de uma excelente casa de repouso

A casa de repouso têm como prioridade prestar assistência ao idoso em suas necessidades diárias, sejam físicas ou médicas, através de equipes treinadas para trabalhos auxiliares para ações rápidas. Acompanhe algumas das características e prioridades que uma excelente casa de repouso oferece para o idoso:

  • Todos os ambientes adaptados a atender às necessidades especiais do idoso;
  • Nutricionistas que fazem todo o balanceamento da alimentação, atendendo as necessidades da dieta alimentar de cada idoso;
  • Uma equipe que acompanha no atendimento ao idoso em todas as suas necessidades;
  • Atendimento na área de Fisioterapia;
  • Atendimento psicológico para o idoso que necessitar;
  • Serviço de ambulância para remoção de pacientes;
  • Um ambiente de recuperação hospitalar;
  • Médico Fisioterapeuta especializado em Geriatria;
  • Atendimento médico (Clínico Geral);
  • Uma enfermeira padrão, para acompanhar no atendimento às necessidades básicas e imediatas;
  • Fazer a higienização dos idosos sempre que for necessária;
  • Sistema de entretenimento e lazer (filmes, TV, jogos, passeios, exercícios, etc…);
  • Distribuição e administração de medicamentos nos horários corretos, como manda a folha de prescrição médica individual;
  • Possuir acessórios médicos/hospitalares para qualquer necessidade imprevista do idoso (soros, fraldas, andadores, cadeiras de rodas, etc…).

Atendimento em uma casa de repouso

Todas as características que uma casa de repouso deve oferecer ao seu idoso e muito mais que você poderá saber mais diretamente com o pessoal da casa de repouso que você achar ser melhor para se viver. Um ambiente que é indispensável se ter, é uma sala de visitas, onde o idoso recebe o seu familiar ou amigo visitante com conforto e liberdade. Mas, também nada impede do idoso receber a sua visita em seu próprio quarto, ai fica a critério da política de visitação da casa de repouso. As visitas têm que respeitar o período de descanso e privacidade do outro idoso e tudo é feito de acordo com os horários afixados para melhor atendimento pela casa de repouso.

Cada idoso possui suas características física e mental, possui necessidades diferentes um dos outros, doenças e problemas que devem ser cuidados com amor e dedicação por profissionais competentes e qualificados para a área. Em uma casa de repouso todo cuidado será oferecido, mas somente cuidados médicos, cuidados emocionais, dando carinho, atenção e lazer. Todos os envolvidos dentro de uma casa de repouso acabam se tornando uma família dentro de um lar, somando ajuda e carinho. Assim, o idoso que estiver vivendo em uma casa de repouso não perceberá que é um ambiente de cuidados apenas hospitalares, mas sim um ambiente de amor, proteção, se fazendo um lar de verdade para seu morador obter uma melhor qualidade de vida.