5 benefícios que os animais trazem para os idosos

 

Muitas pessoas possuem bichinhos de estimação, engana-se quem pensa que ter cachorro é apenas para garantir proteção, tanto ele quanto os gatos tem sido ótimos amigos e companheiros principalmente para os idosos, veja os benefícios que ele pode trazer para a sua casa!

A ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de estimação) apresentou uma pesquisa onde aproximadamente 35,7 milhões de residências possuem cães como animais e estimação, contra 19,8 milhões de residências que possuem felinos. Atualmente cerca de 44% dos lares possuem algum animal de estimação, o motivo para este  crescimento é por conta dos benefícios que ter um bicho de estimação em casa proporciona, estimulando tanto a saúde física quanto a saúde mental do seu dono.

Na terceira idade como já citei várias vezes aqui os aposentados são propícios a solidão, e como nem sempre é possível ter alguém para fazer companhia, ter um animal de estimação pode ajudar muito a combater a solidão além de ser um ótimo estimulo para praticar atividades físicas como a de brincar com o bichinho ou leva-lo para passear.

Separei 5 benefícios que um bichinho de estimação trás para um idoso

1 - Ele estimula a interação social

O animal principalmente cachorros precisam passear diariamente para que não fiquem estressados, e nestas caminhadas para parques e praças o idoso pode interagir com pessoas, conhecer gente nova com isso estimulando a socialização e comunicação.

2 - Traz mais disposição

Como na dica número um o bichinho precisa passear, e caminhar pelo menos uma hora por dia, isso traz uma sensação de bem estar contribuindo para a saúde mental do idoso, além disso a caminhada estimula a coordenação motora permitindo que o cérebro responda a diversos comandos como sonoros, táteis, olfativos e visuais.

3 - Melhora o humor

Quando você para um pouco para brincar ou acariciar um cachorro ou um gato os níveis de serotonina que é um neurotransmissor do nosso cérebro que regula o nosso humor, apetite, sono e alivia a dor fica elevado com isso diminui drasticamente a ansiedade e nervosismo, fazendo com que o conforto e calmaria melhore o ânimo e humor do idosos.

4 - Previne o aparecimento de doenças

Vários estudos realizados comprovam que ter um bichinho de estimação principalmente quando se é idoso faz com que seus donos sofram menos de depressão, e outros problemas de saúde relacionados a pressão sanguínea como a frequência cardíaca, pressão arterial e capacidade motora.

5 - A expectativa de vida aumenta

Pesquisam revelam que pessoas que possuem animais de estimação vivem mais por conta de todos os fatores que o animal proporciona, desde o bem estar, a cuidados com a saúde, estimulo para atividade física e estimulo para a socialização.

Com tantos benefícios não tem desculpa para não ter um bichinho de estimação.