08 dicas de atividades que mantém o idoso saudável

Praticar exercícios é sempre importante em qualquer idade, para melhorar a qualidade de vida e trazer muitos benefícios para o corpo e a mente. Não importa, se tem 30 ou 80 anos, praticar atividades físicas deixa um jovem e um idoso saudável. Não é saudável para um idoso manter uma vida sedentária, pois corre o risco de ficar debilitado na área motora, perdendo força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Hábitos saudáveis levam um idoso a ter longevidade de vida, felicidade e  traz muitos benefícios psicológicos e melhora no humor.

 

Uma pesquisa feita com idosos relatou o quanto é incrível os benefícios que trouxeram aos praticantes de atividades físicas. Houve melhoria na resistência e força, tornando muito mais fácil subir escadas, carregar coisas e até a qualidade do sono melhorou e a alimentação ficou mais saudável. O equilíbrio foi recuperado e isso ajuda a prevenir quedas, evitar lesões aumentando a flexibilidade e acelera a recuperação de algum problema muscular. “Exercícios físicos me deixam saudável e feliz” - diz um idoso de 78 anos que sai todos os dias a caminhar por 30 minutos no parque ao lado de sua casa e se sente muito mais resistente.

 

08 atividades saudáveis aconselhadas para um idoso

 

  • Hidroginástica – É a melhor forma de exercício para um idoso, principalmente para aqueles que possuem problemas ósseos, como artrose e osteoporose. Fortalece toda a musculatura e auxilia na redução da perda de massa óssea. Por ser uma atividade sem impacto, diminui os desgastes sofridos por impactos nas articulações, sendo muito saudável sua prática regular.

 

  • Dança – A dança pode trazer muitos benefícios saudáveis, não somente na parte física do idoso, mas na emocional e psicológica também. Muitos médicos recomendam essa atividade com o intuito de amenizar alguns sintomas como depressão, melancolia, obesidade, hipertensão, osteoporose e é um ótimo exercício para a memória. O destaque dessa atividade é que a todo momento estimula a sociabilidade, contribuindo para o bem-estar emocional.

 

  •   Natação – Entre os benefícios saudáveis desta atividade, se destaca o aumento da disposição diária, aumento da mobilidade, a melhora na musculatura do abdômen e da região pélvica, que promove uma diminuição nos casos de incontinência urinária. Cuidados com as restrições ao idoso, pois essa prática é restrita para quem possui pressão alta, pois ela eleva os batimentos cardíacos e o consumo de oxigênio.

 

  • Caminhada – Uma das melhores e mais praticadas atividades físicas para os idosos. Ela queima caloria, acelera o metabolismo, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão com uma eficiência maior, combate a osteoporose, traz muitos benefícios saudáveis ao cérebro, combate a insônia, controla o apetite e previne a ocorrência de infartos e derrames.

 

  • Ciclismo – É restritivo aos idosos que possuem algum problema ou desgastes nas articulações do joelho. Essa atividade contribui para o aumento da estabilidade postural, da cognição e da coordenação motora. Promove também a melhoria do sono, aumento da autoestima e incentiva a promover muito mais mudanças, aderindo um estilo de vida mais saudável.

 

  • Corrida – Por ser uma atividade de alto impacto, o idoso terá que tomar alguns cuidados como respeitar a frequência cardíaca máxima, realize aquecimento antes de iniciar a atividade, reforçando os músculos. Correr é uma atividade saudável, pois atua no bem-estar geral, preserva a independência, promove autonomia nas atividades diárias e auxilia no controle emocional ocasionado pelas mudanças ocasionadas pelo processo do envelhecimento.
  • Pilates – Essa atividade é completa e muito saudável ao idoso. Mas, não é recomendado a prática por pessoas com Alzheimer e hipertensão. Um ótimo auxiliar na incontinência urinária, principalmente para mulheres, pois trabalha a região pélvica. Outros benefícios como realinhamento da musculatura, aumento do controle neuromuscular, coordenação motora e mobilidade são promovidos pela prática do Pilates.

 

  • Alongamento – Com sua prática regular, o alongamento traz muitos benefícios para uma vida saudável ao idoso. É muito importante fazer o alongamento antes de qualquer atividade física e depois para obter m relaxamento da musculatura. Sua prática previne futuras lesões musculares e nas articulações, trazendo bem-estar ao idoso.

 

Esses são “tratamentos naturais” que o idoso pode fazer diariamente. Um tratamento para problemas físicos e emocionais, que promoverá uma vida mais saudável e divertida. Os idosos recomendam a prática de atividade física para uma vida mais prazerosa, com mais longevidade e independente.