06 passatempos que os idosos adoram praticar

Os idosos da atualidade são muito mais ativos comparados aos de antigamente. Eles possuem a sua disposição muito mais ferramentas para cuidar da saúde e bem-estar, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável. Na terceira idade, também conhecida como idade dourada, existe muito mais tempo disponível para praticar coisas gostosas, passatempos divertidos e para fazer tudo aquilo que sempre sonhou. Há muitos passatempos que os idosos podem fazer para passar o tempo e aproveitar essa fase tão tranquila da vida. Conheça abaixo alguns passatempos ativos para os idosos e aproveite o que há de bom na vida ao máximo.

 

  1. Praticar diversos jogos – Um passatempo saudável e divertido. Praticar jogos é o ideal para se relacionar entre os praticantes e fazer amizades novas. Entre as atividades desportivas praticadas pelos idosos destacam-se a boccia, o tênis e o golfe. Os benefícios são enormes, além de praticar uma atividade física, ocupam a mente, jogam conversa fora e fazem novos contatos.

 

  1. Cultivar o jardim – Pode ser um jardim ou uma horta, é uma atividade terapêutica que promove um exercício físico, estimula a criatividade e se beneficia com o contato direto na natureza. Só o fato de mexer na terra faz muito bem e os idosos adoram. Caso tenha espaço em casa, poderá cultivar um jardim de alimentos como vegetais, verduras e legumes, assim terá sempre alimentos frescos nas suas refeições.

 

  1. Viajar – Um dos passatempos mais divertidos para os idosos é viajar. Alguns participam de excursões da terceira idade, viajando para lugares tranquilos, de culturas diferentes e até mesmo bem divertidos. Outros preferem fazer cruzeiros turísticos da terceira idade, ficam dias aproveitando e conhecendo novos lugares e se divertindo a cada minuto do dia.

 

  1. Restaurar objetos antigos – Este é sem dúvida um passatempo muito divertido e utilizado por muitos idosos. Existem muitos exemplos de objetos restaurados por idosos que ficaram em perfeito estado como motos, barcos, carros e até casas. Os idosos sempre acabam encontrando algo em casa ou jogado em algum lugar da rua e que possa ser restaurado. Até a cerca do jardim eles restauram e ficam ótimas. Com esta tarefa eles ocupam o tempo livre, se tornam ativo, produtivo e feliz.

 

  1. Criar alguma coisa nova – Os idosos mais criativos adoram estar sempre ativos e criando coisas novas, seja um desenho, artes em geral, uma pintura, uma escultura, até mesmo em artes cênicas como no teatro ou na dança. Atividades divertidas chama a atenção dos idosos, eles gostam de interagir e esta oportunidade é perfeita para buscar e explorar novos projetos e mostrar o talento escondido que ainda não foi explorado.

 

  1. Programas comunitários – Os programas comunitários existem em organizações sem fins lucrativos, instituições, escolas e promovem ajuda aos mais necessitados. É um passatempo que demostra a nobreza, pois quando auxiliamos um necessitado estamos ajudando na melhora das suas condições de vida. Muitos idosos se aposentam e partem para o caminho do voluntariado, além de praticar uma ato de caridade, estarão em contato com novas pessoas e farão novas amizades.

 

Esses são apenas alguns passatempos que os idosos gostam de praticar nessa nova fase de suas vidas. Muitos nem são considerados passatempos, mas já faz parte do dia a dia dos idosos, por escolha própria. Eles recomendam sempre estar em movimento, em atividade e buscando relações de amizade, são atividades perfeitas para uma saúde vital e ficar com a mente ativa. Não é porque estão na terceira idade que não tem o que fazer, tem sim e muitas coisas legais. Procure saber se há em sua cidade algum clube da terceira idade, lá eles possuem cursos, dança, artesanato e aulas sobre vários assuntos. Os idosos também se divertem!